Cheat Engine - Aprenda a usar o trapaceiro universal para jogos de PC

Os jogos normalmente já trazem um bom conjunto de trapaças planejadas por seus desenvolvedores, mesmo assim ainda é possível que não encontremos aquela que desejamos. Justamente para casos como estes, ou quando o desenvolvedor não fornece as trapaças, é que existe a ferramenta [sd|softid="76456"]; que permite ao usuário alterar os valores dos jogos diretamente na memória do PC.
Na prática isso significa que você pode, por exemplo, conseguir a quantidade de dinheiro que quiser em jogos como GTA e Sim City, pontuação alta em jogos de raciocinio, vidas infinitas nos de aventura ou atingir os atributos máximos no personagem de seu RPG favorito em questão de segundos. A ferramenta apenas não funciona com MMORPGs e jogos multiplayer avançados, que normalmente contam com proteção contra trapaças e até mesmo expulsam os trapaceiros.

Como funciona o Cheat Engine

Cada programa em execução pode usar até mesmo milhares de espaços na memória do PC, sendo vários deles reservados para as informações que ele precisa guardar durante o uso. Para os jogos é a mesma coisa, pois eles armazenam tudo aquilo que envolve o jogador e vários outros aspectos internos que nem ao menos percebemos.
O [sd|softid="76456"] nos permite localizar e editar facilmente o espaço de memória de qualquer programa do PC, baseando na alteração dos valores. Na prática, o fluxo básico de funcionamento da ferramenta é o seguinte:
  1. Adiciona no Cheat Engine o valor inicial do atributo do jogo que desejamos alterar;
  2. Altera o valor no jogo - pode ser perdendo sangue ou gastando dinheiro, depende da situação e do atributo que deseja alterar;
  3. Adiciona o novo valor no Cheat Engine e manda processar. Assim ele mantém apenas os endereços de memória que sofreram a alteração passada pelo usuário, eliminando aqueles que não nos interessa;
  4. Repete do passo 2 ao 3 até que exista apenas um endereço de memória exibido na ferramenta;
  5. Altera o endereço de memória encontrado pelo valor que desejar. É possível ainda fixá-lo para que não se altere no decorrer do jogo, boa opção para deixar personagens imortais.

Exemplo - Pontuação do Paciência do Windows

Pode parecer um pouco complicado no começo, mas o conceito acaba até sendo simples quando pensamos em um exemplo prático. Confira abaixo os passos necessários para trapacear na pontuação do jogo de Paciência do Windows 7; embora este seja um jogo simples, os passos funcionam até mesmo nos mais complexos.
1. Instale e abra o [sd|softid="76456"] e, em seguida, deixe o jogo no ponto para jogar.
2. Observe o valor inicial do atributo que deseja alterar em seu jogo. Em nosso exemplo, a pontuação começa em 0. Neste momento, é interessante pausar o jogo para que o valor não se altere ainda. No Paciência não é possível fazer isso, então foi desabilitado o tempo da partida.

3. No Cheat Engine, clique no primeiro botão da ferramenta para selecionar qual programa do Windows deseja monitorar e alterar.

4. Selecione o executável do jogo que deseja alterar e clique em "Open", em nosso exemplo é o "Solitaire.exe". Caso tenha dúvidas sobre qual o nome real do executável do jogo que deseja modificar, confira o diretório de instalação dele em busca de arquivos EXE e que tenham o ícone do game.

5. Coloque o valor que deseja alterar do jogo, no campo "Value" do Cheat Engine, clique no botão "First Scan" e aguarde até que a ferramenta carregue a lista de endereços.

6. Volte para o jogo e faça algo para que o valor do atributo seja alterado. Em nosso caso, basta fazer ou perder pontos no Paciência. Neste, caso ganhamos 15 pontos.

7. Coloque o novo valor no campo "Value" do Cheat Engine, clique no botão "Next" e aguarde até o final do processamento.

8. Como ainda existem vários endereços de memória na ferramenta, precisamos alterar mais uma vez o valor no jogo e adicionar no aplicativo. Desta vez, estamos com 20 pontos.

9. Alteramos então o valor no Cheat Engine para 20 e clicamos mais uma vez em "Next Scan".

10. Agora que sobrou apenas um endereço de memória, certamente é este que se deve alterar. Clique então duas vezes sobre ele para adicioná-lo na lista de edição. Obs: dependendo do jogo é preciso alterar ainda mais os valores, outros podem até exiger menos alterações.

11. Observe que o endereço de memória (Address) e o seu valor (Value) atual já aparecem na parte inferior da tela.

12. Clique duas vezes sobre o valor do atributo, no campo Value, que neste caso é o 20. Surge então uma janela flutuante para alterar o valor do atributo. No exemplo, indicamos 5000 e depois pressionamos "Ok".

13. Neste momento, a pontuação já foi alterada no jogo, como pode ser observado abaixo. Em alguns casos, é preciso jogar mais um pouco até que o número se altere; isso depende do jogo.

14. Caso você queira fixar este valor, para que ele não seja alterado pelo jogo no decorrer da partida, basta voltar ao Cheat Engine e marcar a opção "Active". Este é um recurso interessante para tornar personagens invencíveis, colocar dinheiro infinito ou acumular poderes. Obs: tem que manter a ferramenta aberta para o truque continuar ativado
Dica: alguns desenvolvedores de jogos utilizam os tipos Float e Double de variáveis, impedindo a varredura natural da ferramenta. Caso o processo dê errado com as configurações padrão, vale a pena substituir o valor do campo "Value Type" para "Float" e (ou) "Double" para testar; tal como indica a imagem abaixo, isso antes do passo 3.
Se este for o caso, então o número deverá ser inserido com um .0 ao final. O que seria, por exemplo, 25 se tornaria 25.0

Exemplo - Velocidade em jogo Flash

Outro recurso prático que vale a pena destacar no Cheat Engine é o mecanismo para modificar o tempo nos jogos, deixando-os mais rápidos ou lentos. Com esta estratégia você pode, por exemplo, pode deixar o jogo lento quando a dificuldade está elevada ou aumentar a velocidade quando precisa esperar para que algo ocorra.
O chamado Speedhack (algo como alteração de velocidade) pode funcionar tanto em jogos convencionais quanto os lançados no navegador; contudo, nem sempre funciona em todos os jogos. Para exemplificar o uso deste recurso, vamos utilizar o jogo online Crystal Balls.
1. Com o jogo aberto e já funcionando, abra o Cheat Engine e selecione o plugin do Flash como programa monitorado, conforme explicado no passo 3 anterior.
2. Normalmente, ao usar o navegador Firefox, o processo do Flash recebe o nome de "FlashPlayerPlugin". Neste caso, existem dois processos com o mesmo nome, vamos escolher o segundo, pois este na maioria das vezes é o que de fato contém o jogo.
3. Ainda no Cheat Engine, marque a opção "Enable Speedhack", escolha a velocidade no campo de texto logo abaixo e clique no botão "Apply". Este valor, na verdade, é um número multiplicador da velocidade normal do programa. Confira abaixo dicas de valores para colocar neste campo.
Valores interessantes para o Speedhack:
  • 0.1 - deixa a velocidade dez vez inferior ao do jogo normal;
  • 0.5 - reduz a velocidade do jogo pela metade;
  • 2.0 - dobra a velocidade do jogo;
  • 10 - deixa o jogo 10 vezes mais rápido.
O valor é livre, você pode ajustá-lo conforme o seu gosto.
4. Não é possível demonstrar por imagens que o jogo realmente ficou mais lento, mas pode acreditar que ele de fato ficou.

Muito além

O Cheat Engine é tão poderoso que precisaríamos de centenas de páginas para explicar todos os seus recursos. Para se ter uma ideia, ele permite até mesmo alterar códigos Assembly do programa monitorado para impedir ou forçar a alteração dos endereços de memória; algo bem complexo e próximo da linguagem usada pelos computadores,.
Outro recurso que chama atenção dos aspirantes à hackers é o gerador de aplicativos para trapaças, os chamados trainers. A partir dos endereços de memória capturados no Cheat Engine e das funções alteradas em Assembly, o usuário pode criar ferramentas executáveis que alteram em instantes os valores nos jogos.
No tutorial da ferramenta (em inglês), acessível a partir do item de menu "Help", é possível encontrar os passos necessários para utilizá-la até mesmo quando não se sabe ao certo o valor exato que se deseja alterar; como é o caso das barras de energia em jogos de luta.
Obrigado pelo seu comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Programador GB